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Fundamental 1

ENSINO FUNDAMENTAL:


De acordo com o artigo 1º da LDB 9394/96 a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Sendo assim, o Ensino Fundamental, têm por objetivo, dentre outros, compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais.

 

MISSÃO DA ESCOLA:

 

 A missão do Centro Educacional Adyr Velloso é oferecer o espaço para a organização e sistematização do conhecimento e desenvolvimento integral do educando, formação para a cidadania, aprimoramento da pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento reflexivo e crítico, garantindo as condições necessárias para o exercício pleno da cidadania e da construção do conhecimento, sistematizando, propiciando uma aprendizagem mais efetiva e consequentemente maior sucesso escolar com melhores índices de avanços.


OBJETIVOS:

De acordo com a LDB 9394/96, o Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante:

I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

METODOLOGIA:

Buscando um caminho seguro para nossa prática enquanto educadores conscientes de seu papel como mediadores no processo ensino aprendizagem, a escola fundamenta suas práticas pedagógicas no conhecimento empírico, colocando em exercício métodos novos adaptados aos tradicionais procurando adequar as necessidades e limitações ao meio social, partindo de experiências num processo ativo de construção do indivíduo e norteado no que diz alguns pensadores como: Jean Piaget, Paulo Freire, Celestin Freinet, Gardner e outros. Partindo do pressuposto de que o educando é um ser pensante, crítico e formador de opiniões, capaz de exercer sua cidadania como um ser construtivo do processo social.

 As metodologias adotadas nas salas de aulas vão sendo renovadas pouco a pouco, pois o quadro-negro e o giz não são mais suficientes, já se observa aulas inovadoras, criativas e dinâmicas, feitas de recursos simples e didáticos, como: recortes, jornais, jogos, vídeos, revistas, músicas e atividades de sondagem e de reflexão, dessa forma tende a tornar a aula prazerosa e contribui para o despertar do conhecimento dos alunos que é e deve ser sempre a prioridade de toda escola.

          

AVALIAÇÃO:

 Avaliar é um processo gradativo e contínuo. Neste sentido, a LDB n° 9.394/96 afirma que a avaliação deverá ser continua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre as eventuais provas finais.

Guiado pelos dispositivos legais o processo avaliativo da nossa escola acontece de várias formas, levando-se em consideração não apenas o conteúdo aprendido, mas as atitudes e habilidades desenvolvidas diariamente, bem como: atividades de pesquisa, projetos pedagógicos, testes e verificações bimestrais. E ao término de cada bimestre a recuperação paralela para alunos que ficaram abaixo da média cabendo a equipe pedagógica fazer este cronograma recuperativo.

Levamos em consideração os PCNS que sugerem um currículo formal, e que esse nada mais é do que o conjunto de prescrições estabelecido nos documentos oficiais, servindo de parâmetro para a organização do currículo real. Então, no modo de vermos em nossa escola, o currículo formal deve ser reorganizado para se adequar à realidade local, articulando-se ás necessidades dos alunos, às opções dos professores, à distribuição das disciplinas na Grade Curricular, à divisão do tempo diário para as aulas e aos materiais e recursos disponíveis.

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